Um implante dentário dura a vida inteira?

Você, que perdeu um ou mais dentes e sonha em reestabelecer seu sorriso, já se perguntou sobre a durabilidade de um implante dentário?

Provavelmente sim, pois o tratamento com implantes dentários costuma demandar bastante tempo e energia de ambos – profissionais e pacientes. Além disso, envolve alta expectativa quanto a melhora da estética, da mastigação e da fala. Dessa forma, é natural que a preocupação quanto a longevidade do tratamento seja levantada.

Eu poderia começar a responder essa pergunta, com outra pergunta: o que dura a vida inteira? A verdade é que nosso corpo muda ao longo da vida e isso inclui cabelos, pele, unhas, ossos, músculos e também os nossos dentes. Quanto maior for o cuidado que tivermos com cada um desses itens, em melhor estado eles envelhecerão. O autocuidado para preservação do nosso corpo inclui idas regulares a profissionais da saúde, da cosmética e também da estética.

Para que os implantes dentários durem uma vida inteira, eles devem ser adequadamente indicados, planejados e executados – esse é o alicerce do tratamento. Considerando que isso foi realizado de maneira adequada temos o próximo passo: a manutenção dos implantes. A prática clínica associada a estudos de acompanhamento em longo prazo indicam que as complicações com implantes dentários se dividem em mecânicas e biológicas.

As complicações biológicas são caracterizadas por sangramento, inchaço ou até mesmo formação de pus ao redor do implante. Para preveni-las ou tratá-las, o dentista deve avaliar os tecidos ao redor do implante, analisar a higiene e dar instruções personalizadas para cada caso. O paciente sai da consulta com sua lição de casa – a qual deve ser realizada diariamente! Aqueles indivíduos que possuem Diabetes Mellitus, histórico de doença periodontal (aquela que deixa com os dentes “moles”) e fumantes apresentam um risco maior do implante soltar e, portanto, precisam de acompanhamento bem de perto por seus dentistas!

Já as complicações mecânicas podem incluir o afrouxamento da prótese ou o lascamento do material estético. São complicações simples que demandam apertamento do parafuso ou substituição de algumas peças. Certamente seu dentista conhecedor de implantes dentários saberá resolver esse tipo de intercorrência facilmente.

Dessa forma, posso responder: os implantes dentários têm grande chance de durar a vida inteira. Para tanto, é preciso conhecimento, cuidado e acompanhamento.

Renata Brum

Cirurgiã Dentista, Mestre e Doutora em Implantodontia

× WHATSAPP AQUI