Quanto custa um implante dentário?

Quando alguém perde um dente que está fazendo falta, seja para falar, comer ou sorrir, logo vem um desejo de ter de volta o que foi perdido. Uma das melhores maneiras de substituir um dente perdido é por meio de um implante dentário. Para quem perdeu um ou mais dentes, o tratamento com implantes é mais que um procedimento, é a realização de um sonho.

Ao se falar em sonhos, uma lista de desejos vem à mente: casa própria, casamento, filhos, carro novo, faculdade, viagens, reformas, entre tantos outros. Quanto trabalho precisamos para ir atrás desses benditos sonhos não é mesmo? E são os tais sonhos que dão sentido a nossa vida.

Se um tratamento odontológico, o qual pode envolver implantes, faz parte do seu sonho, vamos lá. Na hora de precificar um tratamento de implantes, algumas coisas são levadas em consideração. A instalação de um implante demanda materiais pré-fabricados de uso único, materiais descartáveis e também procedimentos laboratoriais para confecção da prótese sobre o implante (dente artificial).

O preço de um implante pode variar de acordo com a marca comercial utilizada. Algumas marcas possuem tratamentos de superfície especiais, os quais permitem a entrega mais rápida da prótese final. Também é preciso levar em consideração se, na região onde o implante será instalado, há disponibilidade óssea suficiente – caso não haja, enxerto pode ser necessário. Não se assuste: a Implantodontia evoluiu muito e atualmente a maioria dos casos pode ser resolvida com biomateriais disponíveis comercialmente, dispensando a remoção de enxertos ósseos do próprio indivíduo em ambiente hospitalar. Para que a instalação do implante seja segura, tudo precisa estar impecável: campo esterilizado para proteção, anestésicos de qualidade, gazes, material para empacotar caixas, sugadores, entre outros.

Além dos fatores cirúrgicos também temos as questões que envolvem a estética. A necessidade de uma prótese provisória, especialmente nos casos em que dentes da frente serão reabilitados, também pode apresentar-se como um custo adicional ao tratamento. Afinal ninguém quer ficar sem um dente da frente durante o período de cicatrização, não é mesmo? O material com o qual é feito a prótese final é outro fator que pode variar: as próteses mais comumente realizadas, de valor mais acessível, possuem uma base metálica, sobre a qual o revestimento estético é aplicado. Por outro lado, alguns casos demandam uma base cerâmica, a qual é branquinha e, portanto, mais bonita e igualmente resistente aos esforços da mastigação.

Até agora, citei valores de materiais. Porém, há outros fatores de enorme importância: o profissional que está realizando seu procedimento e seu local de atuação. Idealmente, um implante dentário deve ser instalado por profissionais que realizaram cursos de longa duração na área, como especialização, mestrado e doutorado. Quanto mais um profissional se dedica à área, maior sua capacidade de resolver casos complexos de Implantodontia e, portanto, maior deve ser sua remuneração. Há também o valor da hora da sala, da auxiliar, da secretária que faz os agendamentos, do técnico que produz a prótese, da faxineira que limpa o consultório antes e depois dos procedimentos e faz a lavagem dos materiais.

Dessa forma, um implante não pode ser um procedimento barato – quando o preço é muito baixo pode haver perda de qualidade em um dos fatores acima citado, comprometendo a longevidade do tratamento. Um implante dentário possui muito valor para melhora da autoestima e da qualidade de vida dos pacientes. Dessa forma, o investimento deve ser realizado com segurança.   

Renata Brum

Cirurgiã Dentista, Mestre e Doutora em Implantodontia

× WHATSAPP AQUI