Cuidados Com a Sua Saúde Bucal

Para evitar o desenvolvimento de cáries e de placa bacteriana nos dentes é fundamental escovarmos os dentes no MÍNIMO duas vezes ao dia, sendo que uma delas deve ser a escovação noturna, pois durante a noite há maior chances das bactérias se acumularem na boca. No período noturno também é importantíssimo o uso do fio dental.

Dra. CINARA QUEIROZ DUARTE
Clínica Dentistas Florianópolis

Como escovar os dentes corretamente

Você deve colocar pasta de dente na escova que pode ser manual ou elétrica. Encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repetindo o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes.

Este procedimento também deve ser feito na parte de dentro dos dentes, e, para limpar a parte de cima deles, deve-se fazer um movimento de vai-e-vem. Escovar a língua fazendo movimentos para trás e para a frente. Cuspir o excesso de pasta
de dente.

A pasta de dentes deve conter flúor na sua composição, em quantidade entre 1000 e 1500 ppm, informação que está registrada no rótulo da embalagem da pasta de dentes, com o nome fluoreto de sódio e pode ser comprada no supermercado, drogaria ou farmácia, não precisando ser uma marca específica ou cara.

A quantidade de pasta ideal para usar é de cerca de 1 cm para adultos, o que corresponde ao tamanho da unha do dedo mindinho ou ao tamanho de uma ervilha, no caso de crianças. Após a escovação não esqueça de passar o fio dental entre todos os dentes.

Como evitar as cáries

Para evitar o desenvolvimento de cáries, além de escovar os dentes corretamente, é importante evitar comer alimentos ricos em açúcar, principalmente antes de ir dormir. No entanto, outros alimentos também podem danificar os dentes provocando sensibilidade e desgaste dental, como sucos de frutas com conservantes, refrigerantes e frutas muito acidas.

Além disso, também é importante beber água ao longo do dia para manter a saliva na boca que ajuda a eliminar bactérias de forma natural e evitar fumar.

Como manter a higiene da sua escova de dentes

Para manter a higiene da escova de dentes ela não deve ser compartilhada com outros para diminuir o risco de desenvolver cáries e outras infecções na boca, devendo ser guardada num local seco, com os as cerdas viradas para cima protegida com uma tampinha. A escova de dentes pode ser manual ou elétrica e deve ter cerdas finas e macias para não machucar as gengivas e causar sangramento.

Quando as cerdas da escova começam a ficar tortas deve-se substituir a escova por uma nova, esta alteração de forma vai depender da força impregada na escovação e a qualidade da escova. Também é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para reduzir o risco de ter uma nova infecção.

Quando devo procurar um dentista

Para manter a boca saudável e sem cáries deve-se ir no dentista pelo menos 2 vezes ao ano para avaliar e detectar precocemente problemas dentários, ou de acordo com a indicação do seu dentista.

Além disso, outros sintomas que indicam necessidade de ir no dentista incluem sangramento e dor nas gengivas, mau hálito
constante, manchas nos dentes que não saem com a escovação ou mesmo sensibilidade nos dentes e gengivas ao comer alimentos frios, quentes, doces ou duros.